Últimas
  Ministro se banqueteia em Teresina enquanto aposentados morrem // Mauro Cid entrega senador Mourão de bandeja // Prefeito do Piauí paga R$ 470 mil com dinheiro público à show // Tragédia no RS: castigo ou arrogância gaúcha? // Servidores do HU-UFPI dão início a greve por tempo indeterminado //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Alunos assistem aulas em bar por irresponsabilidade de prefeito

O descaso com a Educação já não é de hore pesando sobre os ombros do prefeito Pessoa Leal

Por absoluta falta de responsabilidade do prefeito de Teresina, Pessoa Leal, estudantes da Escola Municipal Serafim, localizada no Povoado Cebola, Zona Rural Sul de Teresina, são obrigados a assistir a aulas em um bar da região. O motivo? a estrada que leva à unidade escolar está intrafegável devido à lama.

Superintendência de Ações Administrativas (Saad) Rural, responsável pela manutenção da estrada e a Secretaria Municipal de Educação
se posicionaram sobre a atual situação, e fizeram ouvido de mercador empurrando com a barriga uma para a outra. 

Segundo Maria de Fátima, diretora da escola, explicou que enquanto as crianças estão no local, não há venda de bebida alcoólica, já que o espaço funciona como bar apenas aos finais de semana. “Tivemos que trazê-los para cá, pois o ônibus não passa pela estrada. Mesmo com os dias de sol, a estrada continua lamacenta e até agora não vieram arrumar.


Alunos chegam para dia de aula em bar

A diretora contou que as crianças estão em processo de alfabetização e, por isso, podem ser prejudicadas com a ausência de aulas. Além disso, os pais trabalham e não têm com quem deixar as crianças, dependendo da permanência dos filhos na escola. “É uma situação complicada, mas o principal é garantir o direito à educação deles. São novos e por isso não é bom perderem tantos dias de aula”, afirmou. Ainda conforme Maria de Fátima, a Escola Municipal Serafim atende 60 estudantes de 6 a 10 anos nos turnos manhã e tarde.

No período da manhã, estudam 40 crianças do 1º ao 3º ano. À tarde, é a vez do 4º e 5º ano. A dinâmica segue da mesma forma no bar onde as crianças estão no momento. Até um quadro foi levado para o bar e as aulas estão acontecendo, ainda que de forma adaptada. “Trouxemos eles no transporte escolar e estamos nos virando separando as turmas. Temos quadro para as atividades e a merenda veio direto pra cá”, completou a diretora da escola.


Lama e buracos fazem parte da vida dos alunos da zona rural de Teresina

Estrada lamacenta impede aulas

Essa não é a primeira vez que as aulas da Escola Municipal Serafim são suspensas devido à pavimentação inadequada. Há pelo menos uma semana, as crianças enfrentam esse tipo de dificuldade. Com as chuvas, o barro da estrada se torna uma lama grudenta que impede a passagem do ônibus escolar e até de outros meios de transporte.

“É muito perigoso. Tenho medo do ônibus escorregar com todas essas crianças dentro. Estamos transportando vidas”, disse o motorista José Ferreira. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), informou que a ação é de responsabilidade da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Rural (Saad Rural).  

Confira o descaso:

“A Semec tem ciência da situação e já solicitou as Saads Sul e Rural e a Eturb que providenciem a retirada da lama na estrada para garantir o acesso das crianças à escola. Contudo, ainda, não recebemos as devidas providências.

De acordo com a Saad Sul a responsabilidade é da Saad Rural, mas mesmo considerando as limitações, estava vendo uma máquina para realizar a limpeza.

A Semec sabe das suas responsabilidades, porém necessita do apoio de outros órgãos.




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação

Os atigos assinados são de responsabilidade dos seus autores

 


Conheça Teresina


Fale Conosco
O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:(86) 99436-5070 ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br