O senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, criticou o Governo Federal por conta do apagão nacional registrado nesta terça (15). Segundo ele, o "apagão no Brasil aconteceu hoje, mas começou em 01 de janeiro", data em que o presidente Lula iniciou o seu governo.
Nas redes sociais, o senador Ciro Nogueira ainda criticou a alta no preço dos combustíveis, anunciada hoje pela Petrobras O Brasil voltou a fase dos apagões. A gasolina, lembra? Subiu hoje 0,41 para as distribuidoras. O Governo do Apagão", escreveu Ciro nas redes sociais.
O senador Ciro Nogueira foi ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro (PL). Último apagão no Brasil foi no dia 21 de março de 2018 e atingiu 70 milhões de pessoas no Norte e Nordeste.
A recomposição do sistema começou na região Norte por volta de dez minutos depois do incidente, e foi concluído às 17h50. Na região Nordeste, a recomposição teve início às 16h16 e só foi concluída às 21h25.
Entenda o caso
Um apagão atingiu o estado do Piauí e demais estados da federação, que compõem a rede de transmissão de energia da Companhia Hidro Elétrica de São Francisco (Chesf).
O Ministério de Minas e Energia anunciou ainda na manhã desta terça-feira (15) que a investigação sobre o apagão nacional de energia já foi iniciada. A interrupção de carga foi de 16 mil MW em estados do Norte, Sul e Nordeste do Brasil.