Últimas
  Deputado mete o cacete "nas Frouxas Armadas" // A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro // Churrascarias de Teresina estão falindo sem público // Prefeito impede obras do governo do Estado e deixa população revoltada //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Prefeito fujão já está preso e vai pagar pelo roubo

Quirino Avelino está com tornozeleira na canela

O prefeito afastado do município de Itaueira, Quirino Avelino (PTB), foi preso em Teresina no sábado (26) e está internado no Hospital da Unimed, em Teresina. A informação foi confirmada pela promotora Débora Aguiar, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Quirino Avelino estava foragido desde o dia 22 de setembro, quando foi deflagrada nova fase da Operação Perpetuatio. Conforme investigações do Gaeco, o prefeito é suspeito de liderar organização criminosa que atuava para fraudar licitações públicas e desviar dinheiro público.

A prisão de Quirino foi convertida em domiciliar devido a sua idade avançada e seus problemas de saúde. No próximo dia 30 de setembro o petebista completa 79 anos. A promotora informou ainda que o gestor está sendo monitorado por meio de tornozeleira eletrônica.

“A prisão dele foi convertida em domiciliar. Ele está com tornozeleiras no Hospital da Unimed. Informaram que as taxas dele estavam alteradas, tem diabetes e outros problemas de saúde, além da idade avançada”, afirmou.

O secretário de Obras do Município de Itaueira, Gaston de Sousa Cavalcante e o empresário Edivar de Sousa Cavalcante seguem foragidos. O empresário Jeremias Pereira da Silva foi preso no município de Floriano no dia da operação.

Quirino Avelino liderava organização criminosa

De acordo com o Gaeco, Quirino Avelino é suspeito de liderar organização criminosa que atuava para fraudar licitações públicas e desviar dinheiro público.

As investigações giram em torno de três frentes: a primeira delas é referente à aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde; o segundo fato tem relação com construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias e o terceiro em decorrência da não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.

Ainda de acordo com Gaeco, o prefeito Quirino se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular processos licitatórios.

Prejuízo de quase R$ 2 milhões

Os valores desviados já contabilizados foram de R$ 1.724.613,38 (um milhão, setecentos e vinte e quatro mil, seiscentos e treze reais e trinta e oito centavos), sendo que ainda estão sendo auditados outros contratos, para totalizar o valor desviado pela organização criminosa.

Operação Perpetuatio

O nome da Operação Perpetuatio faz referência à perpetuação do gestor à frente do município de Itaueira, utilizando práticas fraudulentas para auferir vantagens ilícitas à frente da gestão pública.

Vice assumiu

O vice-prefeito Patrice Teixeira Leitão foi empossado como prefeito da cidade no dia 22 de setembro, após decisão do Tribunal de Justiça do Piauí. Com a posse, Patrice Teixeira Leitão (PTB) agora é candidato à reeleição a prefeito do município na base de Quirino Avelino.

 




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com