Últimas
  Brasileiros em Londres protestam contra Moraes // Presidente da Alepi vai gastar R$ 6 milhões com banquete // Família de prefeita aprovada, em 1º lugar em concurso // Polícia prende filhos de ex-deputados por tráfico // Piauí ganha fama de caloteiro por não pagar suas dívidas //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
ARTIGO: Josenildo Melo diz que a morte do jornal impresso se aproxima do fim



O Brasil se tornará cada vez mais digital? Hoje, surge a notícia de que mais um Jornal Impresso deixa de circular em Brasília? Não é a “morte do jornal impresso”. A Europa possui jornais impressos. Os Estados Unidos da América possui jornais impressos. Todo e qualquer país que se preze continuará tendo jornais impressos. E então o que está acontecendo? Não seria a “falência” dos ditos grupos de comunicação de posturas duvidosas? A comunicação brasileira começa a se movimentar bastante. Eis a realidade.

O Estado é o chamado “monstro jurídico”. É o mundo. É a vida. Os impérios e poderes mudam apenas de nome. É a História. O novo Ministro das Comunicações tomou posse ontem, dia 17 de junho de 2020, quarta-feira. Solenidade intensamente prestigiada. E o que acontece hoje (dia 18.06.2020)? Quanta hipocrisia? Quem não sabe que tudo isso acontece na mais simples “província” da América Latina? Não tem como continuar isso! A República Federativa do Brasil precisa crescer; evoluir, desenvolver-se. A política passou a não ter tréguas? Sim, mas o que tudo isso tem com a possível morte dos Jornais Impressos? E quem está dizendo que tem algo relacionado? Certo mesmo será a concessão de novas emissoras de Rádio e TV. Serão vários grupos com posicionamentos opostos aos atuais?

Cinco grandes grupos já se organizam de forma diferente. E agora vai chegar com mais força ainda; grupos ligados a instituições milenares e com desejo de atuação em cem por cento do território nacional? Quem viver verá a expansão das Telecomunicações. O Ministro que tomou posse além de moderno é altamente bem relacionado. Quem está começando a fechar os seus jornais impressos? Quem hoje já não tem muitas afiliadas próprias? Quem recentemente está também “fechando” ou mudando a programação de emissoras de rádio e TV? Em grupos fortes e consistentes e com pessoas de juízo, os jornais impressos não deixarão de existir. O Jornal Impresso significa aprofundamento interpretativo da notícia. O Jornal Impresso aumenta o poder de inserção comunicativa!

O digital avança e será cada vez mais uma realidade visível. Está chegando ao fim é a pactuação entre interesses escusos e o poder da informação? A democratização dos meios de comunicação social virá com a disseminação de reais valores. A boa notícia tem que prevalecer. A programação da TV Européia é voltada ao poder do conhecimento. O que está chegando ao fim é o relativismo tão propalado. O que está chegando ao fim é o poder de barganha e pressão indevida sobre governos autênticos. Não adiantará esperneiar?

É a dinâmica da vida; por isso não vai adiantar choramingar. Quais são os grupos mais sólidos financeiramente hoje no campo da comunicação social? Os que estão ligados a instituições que tem como máxima o aporte financeiro de capital. A vida financeira organizada produz paz e semeia paz. Vida organizada produz vida organizada. Perceba a programação de emissoras ligadas a instituições sólidas financeiramente e perceba quem tem sempre que “barganhar”? Enquanto uns se retiram; em Brasília crescem os jornais locais impressos. O novo Brasil será de quem tem “bala na agulha”? O novo Brasil é de quem tem pulso e coragem de não depender de governos e capacidade de se virar de forma honesta e íntegra. O último império de comunicações começa a ruir? É Brutum Fulmen?       

Josenildo Melo foi estudante de Direito e Filosofia. É Bacharel em Serviço Social e Jornalista




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com