Últimas
  João de Deus ou do Diabo: de líder espiritual a estuprador // Meteram a mão no dinheiro do aeroporto da Serra da Capivara // Uber // Caminhoneiros dizem que estradas estão péssimas // Luciano Hulk não vê promessas de Bolsonaro úteis para o Brasil //
 


www.jornaldacidadepi.com.br

 
 
 
Candidata eleita no Piauí pode ter diploma cassado

Dra. Marina abusou da sorte e çpode ser cassada

A candidata Dra. Marina Santos (PTC), eleita para a Câmara Federal, pode ser a primeira cassada no Piauí por abuso do poder econômico e propaganda irregular abusiva. O Ministério Público Eleitoral, por meio do procurador regional eleitoral no Piauí, Patrício Noé da Fonseca, e dos procuradores eleitorais auxiliares, Marco Túlio Lustosa Caminha e Leonardo Cavalcante de Oliveira ajuizaram  uma representação que pode até impedir a diplomação da eleita.

A representação teve como base o relatório de diligência externa, nos autos de uma notícia fato, no qual é relatado que, nas primeiras horas da manhã de domingo (07/10), havia um derramamento de material gráfico de propaganda eleitoral da candidata na Unidade Escolar Professor Darcy Araújo - CET Professor Dracy Araújo, na avenida Nossa Senhora de Fátima, local de votação das seções 140 a 151 de abrangência da 98ª Zona Eleitoral.

Para o Ministério Público Eleitoral, não há dúvida sobre a autoria e o prévio conhecimento da propaganda eleitoral irregular por dois motivos: primeiro, porque nos santinhos constam o CNPJ da gráfica, da candidata e a respectiva tiragem.

Segundo o MPE, a grande quantidade de impressos despejados no local de votação, por si só, revela ser impossível que outra pessoa, além da própria candidata e representantes da coligação, pudesse dispor do material para distribuição no dia da eleição. Sobre propaganda irregular, inclusive, a PRE expediu,  aos promotores eleitorais, a Instrução Normativa nº 2/2018, de 31 de agosto de 2018, no sentido de adotarem diligências para verificar e coibir a prática denominada de “voo da madrugada”.

Na representação, o MP Eleitoral pediu ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí:

  1. a) a concessão de liminar determinando a imediata retirada dos santinhos despejados na Unidade Escolar Professor Darcy Araújo;

b) a notificação dos representados para que promovam, liminarmente, e de forma imediata, a remoção do material impresso despejado, determinando que seja comprovado o cumprimento da medida, na forma prevista pelo Art.37,§ 1º, da Lei das Eleições c/c entendimento jurisprudencial em RESPE-Agravo Regimental em Recurso Especial Eleitoral nº 147725;

  1. c) a citação dos representados, para apresentar defesa no prazo de 2 (dois) dias (Art. 8º, caput, Resolução TSE nº 23.547/2017);
  2. d) a procedência da representação, para, confirmando a medida liminar requerida, aplicar a multa prevista no Art.37,§ 1º, da Lei das Eleições aos representados, caso não seja comprovada a remoção dos santinhos despejados irregularmente ou não se comprove idoneamente sua efetiva retirada.

Dra Marina foi eleita com mais de 70 mil votos e junto com o deputado Átila Lira, vão representar a oposição na Câmara Federal.




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com