Últimas
  Endividamento do Piauí avança por um caminho muitíssimo perigoso // Presidente do Novo chama Pacheco de covarde // Deputado mete o cacete "nas Frouxas Armadas" // A giripoca vai piar com a briga Musk/STF // Empresário encontrado morto dentro do seu carro //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Capital passará a ter o dobro da cobertura de esgoto



"Até 2020, Teresina sairá dos atuais 19,12% para 40% de domicílios atendidos com rede de coleta e tratamento de esgotos", é o que afirma uma nota divulgada nesta quinta-feira (19) pela Águas de Teresina. Segundo a empresa, já foi feita uma obra de substituição do coletor tronco na zona leste da cidade.

Em um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil (veja abaixo), Teresina foi considerada a 84ª capital no ranking que aponta os indicadores como acesso ao abastecimento de água e à coleta e tratamento de esgoto. O estudo é feito com base nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que se referem ao ano de 2016, mas que foram divulgados apenas neste ano.

De acordo com a Águas de Teresina, a nova rede tem 600 metros de extensão e é responsável por receber esgoto e o conduzir à Estação Elevatória de Esgoto Riverside (EEE), unidade que foi modernizada e revitalizada, sendo entregue à população no começo do ano. Além dela, outras 16 unidades teriam sido revitalizadas e essas unidades bombeiam o esgoto até a estação na qual será tratado.

Foto: Divulgação Águas de Teresina Foto: Divulgação Águas de Teresina

“Estamos atuando na modernização dos sistemas de água e esgoto da cidade e o nosso grande foco de trabalho é o esgotamento sanitário, com a implantação de mais de 800 km de rede em até cinco anos. Por isso, nossos projetos já começaram a ser executados e iremos intensificar estas ações nos próximos anos, melhorando a saúde e qualidade de vida dos teresinenses. Dessa forma, queremos elevar os indicadores positivos em saneamento básico no Brasil”, diz Diego Dal Magro, diretor executivo da Águas de Teresina.

Ainda de acordo com a nota divulgada pela empresa, em até cinco anos, 472 mil pessoas serão beneficiadas com a capacidade de tratamento superior a 800 litros por segundo.

“Para esse período, está prevista a implantação de 848 quilômetros de redes coletoras, ampliação de coletor tronco e interceptores para evitar que esgotos desaguem em áreas de proteção A meta contratual que disciplina a subconcessão dos serviços de água e esgoto prevê que, até o 16º ano, Teresina passe a contar com 90% de cobertura”, diz a nota.

Segundo a Águas de Teresina, para chegar a esse resultado, a empresa irá investir 80% do total de R$ 1,7 bilhão.

Estudo Instituto Trata Brasil

Os números indicam que o saneamento tem avançado no país nos últimos anos, mas pouco. Veja os destaques:

-Em 2016, 83,3% da população era abastecida com água potável, o que quer dizer que os outros 16,7%, ou 35 milhões de brasileiros, ainda não tinham acesso ao serviço. Em 2011, o índice de atendimento era de 82,4%. A evolução foi de 0,9 ponto percentual.

-Quanto à coleta de esgoto, 51,9% da população tinha acesso ao serviço em 2016. Já 48,1%, ou mais de 100 milhões de pessoas,utilizavam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa, seja jogando o esgoto diretamente em rios. Em 2011, o percentual de atendimento era de 48,1% — um avanço de 3,8 pontos percentuais.

-Apenas 44,9% do esgoto gerado no país era tratado em 2016. Em 2011, o índice era de 37,5% — uma evolução de 7,4 pontos percentuais.

ASCOM




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com