Últimas
  Piauí não tem cartórios suficientes para atender população rural // ANS pode cancelar planos de saúde, Unimed e Hapvida // Bolsonaro diz que adversários querem matá-lo // Endividamento do Piauí avança por caminho perigoso // Presidente do Novo chama Pacheco de covarde //
 

www.jornaldacidadepi.com.br
 
Ceir faz entrega coletiva de cadeiras motorizadas

Essas são as primeiras de muitas cadeiras entregues pelo centro

Nesta quarta-feira (10), 16 pessoas com deficiência físico-motora foram beneficiadas com a primeira entrega coletiva de cadeiras motorizadas em 2018. Os equipamentos foram concedidos pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega foi precedida por uma sessão de orientações sobre manuseio e manutenção do equipamento, além das medidas de segurança que devem ser tomadas para evitar acidentes.

“Muitos recebem a cadeira motorizada pela primeira vez, por isso damos essa palestra e tiramos dúvidas. Tudo o que falo está no manual, mas repassamos na prática tudo o que é preciso para que eles saiam daqui manuseando a cadeira de forma adequada”, explica auxiliar técnico Helton Alves.

Para o paciente Pablo Augusto Aguiar o ano começou muito mais especial. Segundo seu pai, Marcos Antônio Aguiar, o momento foi de expectativa e alegria. “A emoção é grande para todos nós, da família, que tem um trabalho voltado para atender as necessidades dele. Essa é a primeira cadeira motorizada que ele recebe e vem para melhorar a mobilidade, pois, a partir de agora, ele terá mais acessibilidade e mais autonomia dentro de casa, para ir à escola e passear”, conclui Marcos Antônio.

A entrega de cadeiras motorizadas é realizada no Ceir desde 2014.

Como solicitar
Para solicitar cadeira de rodas motorizadas concedidas pela Oficina Ortopédica do Ceir, basta que o paciente procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família (PSF) ou que seja credenciado pelo SUS. O profissional deve prescrever no formulário o tipo de equipamento necessário para o caso do paciente.

Em seguida, o paciente deve anexar à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) e comprovante de residência com CEP. Toda a documentação deve ser entregue na Secretaria de Saúde da cidade onde mora o paciente. Aqueles que residem em Teresina devem procurar diretamente a Central do SUS. Somente após a aprovação é que o processo é encaminhado à Oficina Ortopédica do Ceir.

No ato da entrega da documentação, o paciente deve informar pelo menos um telefone para contato. É através dele que o Ceir dará andamento ao processo. O prazo do SUS para a entrega de meios auxiliares de locomoção solicitados é de 90 dias.




 







A notícia em Primeiro Lugar

Uma publicação do
Instituto Nonato Santos e
VND - Comunicação
Rua Tiradentes, 1358
(86) 3222-5832

 



Fale Conosco

O nosso propósito é levar a informação a todos os recantos do Piauí, do país e do mundo, com imparcialidade e respeito.

COMO ANUNCIAR

Para anunciar no Jornal da Cidade, basta ligar para:

(86) 99942-2747 - (86) 3222-5832 - (86) 99520-1308, ou pelos E-mais:
vilsonsanttos@bol.com.br
nilson_1@hotmail.com