O secretário de Segurança, Fábio Abreu, recebeu a tropa da Força Nacional que começou a atuar em Teresina na tarde desta segunda-feira. Serão 10 viaturas sendo utilizadas diariamente, com quatro policiais em cada uma. Desde as 15h, os policiais já estão nas ruas de Teresina, acompanhando as viaturas locais para conhecerem a cidade.

O efetivo de 90 homens e mulheres ao todo, que foi divulgado a princípio, agora não é mais confirmado. Hoje, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, o número de policiais que foram apresentados era visivelmente menor. Novos integrantes, contudo, ainda são aguardados.
Segundo Fábio Abreu, são oito os bairros que concentram os maiores índices de criminalidade, onde deve atuar de forma mais efetiva a Força Nacional em Teresina. O secretário destacou a Santa Maria da Codipi e o São Joaquim, na zona Norte; o Promorar e a Vila Irmão Dulce, na zona Sul; a Pedra Mole, na zona Leste e o Monte Horebe, Todos os Santos e o Dirceu, na zona Sudeste.
Os policiais da Força Nacional formam a elite da Polícia Militar no Brasil. Eles são selecionados em todos os Estados do País e recebem treinamento especializado para policiamento ostensivo. Quando são convocados para alguma missão, deixam seu Estado de origem e recebem diárias pelo trabalho extra.
Em Teresina, a Força Nacional vai atuar no enfrentamento a homicídios, tráfico de drogas e a crimes violentos contra o patrimônio, bem como em operações de cumprimento de mandado de busca e apreensão. A abordagem segue o mesmo padrão da que é utilizada pelo Rone e pelo Bope.


A portaria da Secretaria Nacional de Segurança Pública autorizando o envio da tropa para o Piauí foi publicada nesta segunda-feira. Segundo o secretário Fábio Abreu, ela não especifica que os policiais vão atuar somente em Teresina. Por isso, ele acredita que será possível, caso necessário, enviar a Força Nacional para outros municípios, desde que seja solicitado previamente.
Sobre o pedido de prorrogação do prazo de permanência dos policiais, que a princípio é de 90 dias, Fábio Abreu disse que vai depender da formação dos 400 policiais militares que começaram o treinamento no Cfap e da convocação de novo concursados.